Pode ser que, depois de muito tempo de uso, sua fechadura comece a ficar presa, e colocar ou tirar a chave se torne mais difícil. Esse problema acontece porque a poeira e a sujeira se acumulam nos mecanismos internos que controlam o movimento do dispositivo. Uma fechadura com problemas é bem frustrante, e provavelmente é a última coisa com a qual você vai querer lidar ao voltar para casa depois de um dia longo. Trazemos abaixo duas idéias bem simples de como consertar uma fechadura. Por sorte, bastam alguns produtos baratos e alguns minutos para fazer com que a peça se mova novamente da maneira certa.
Método 1 – WD-40
* Compre uma lata de WD-40. Vá a uma loja de ferramentas e compre uma lata desse produto, um lubrificante doméstico comum que pode ser usado em qualquer coisa, de correntes de bicicleta a dobradiças. Caso a fechadura não esteja muito quebrada, um pouco de WD vai resolver.
Esse é um ótimo produto para se ter por perto sempre que houver a necessidade de um lubrificante multiúso.
* Evite usar lubrificantes não apropriados para ferramentas, como óleos de cozinha, botânicos ou de máquinas de costura. A maioria deles só vai atrair mais poeira, que vai se acumular no mecanismo de trava e piorar a situação.
* Prenda o tubinho do aplicador ao bico da lata. Conecte o tubinho vermelho de aplicação que vem com a lata de WD-40. Esses tubinhos são finos e flexíveis e se encaixam na abertura do bico, por onde o óleo sai. Acrescentar o tubinho vai permitir a você penetrar nas partes internas da fechadura, lubrificando a peça com mais eficiência.
Algumas embalagens mais recentes de WD-40 têm tubinhos permanentes. Se encontrar alguma dessas, compre-a, pois é disso que você precisa.
O tubinho também confina o jato do lubrificante à fechadura, em vez de deixar que ele se espalhe pela porta inteira.
*Enfie o tubinho na abertura da fechadura. Encaixe a ponta dele na abertura da trava, onde você geralmente coloca a chave. Enfie o máximo possível para atingir todas as partes do mecanismo que possam estar presas.
* Borrife o WD-40 na fechadura. Pressione o botão na lata do produto para liberar o lubrificante no buraco. Não tenha medo de usar bastante óleo, pois a fechadura vai precisar dele. Segure o botão até que o WD comece a sair pela abertura da fechadura.[4]
Use luvas enquanto lida com esse tipo de produto para evitar fazer muita bagunça.
* Teste a fechadura. Deixe o WD-40 agir por alguns minutos para que ele possa amolecer a poeira e a sujeira que se acumularam dentro da fechadura e estão limitando o movimento dela. Em seguida, enfie e tire a chave do buraco algumas vezes e observe a maneira como ela se move. Se não houver mais resistência, seu trabalho terminou. Caso ela ainda fique um pouco presa, talvez você precise aplicar um lubrificante mais forte, como grafite em pó.
* Cubra bem cada parte do mecanismo de trava trancando e destrancando a porta algumas vezes. Depois da aplicação do WD-40, os pinos internos devem se soltar sem resistência, e o cilindro deve girar com facilidade quando você virar a chave.
* Para manter as fechaduras sempre funcionando, transforme o ato de lubrificá-las com WD-40 em um hábito.
Método 2 – grafite em pó
* Compre um tubo de grafite em pó. Esse é um lubrificante seco especial que pode ser encontrado na maioria dos supermercados ou lojas de ferramentas. Foi feito para deixar o movimento entre duas superfícies suaves sem atrair sujeira, ou seja, não vai ficar sujo como os lubrificantes à base de óleo. Caso a fechadura esteja presa a ponto de você nem conseguir colocar e tirar a chave, talvez você precise de algo com a força do grafite em pó.
Depois de aplicadas, as partículas do grafite formam uma camada fina sobre a superfície do metal, lubrificando e removendo a sujeira e o pó.
O potinho de grafite em pó é algo bem barato.
* Corte a ponta de plástico do final da embalagem. A maioria dos frascos de grafite em pó tem uma camada de plástico sólido cobrindo a ponta que precisará ser removida antes do uso. Use um estilete ou uma tesoura afiada para cortar o plástico da ponta do bico. Faça uma abertura grande o bastante para que o grafite saia com facilidade.
* Segure a ponta do frasco na altura da fechadura. Encaixe o bico na abertura para a chave. Dependendo do tamanho da embalagem, talvez você consiga inserir parte do bico na abertura. Caso contrário, apenas o segure rente ao espaço. O produto ainda vai conseguir penetrar o bastante para lubrificar o mecanismo da trava.
* Segure o frasco nivelado para que o pó não escape.
Cubra a área da porta ao redor da fechadura para protegê-la de partículas de grafite perdidas.
Imagem intitulada Fix a Sticky Lock Step 9
* Injete um pouco de grafite em pó na fechadura. Aperte o frasco de leve para liberar um pouco do produto no buraco. Procure não exagerar na quantidade, pois o grafite é uma substância potente. Só um pouco dele já é o suficiente. Deixe o produto agir na fechadura por um ou dois minutos.
* Comece usando um pouquinho de lubrificante e aplique mais se a fechadura ainda estiver presa.
Tome cuidado ao manusear o grafite em pó, pois essa poeirinha fina e preta pode entrar em todo lugar, manchando as superfícies e fazendo uma enorme bagunça.
* Enfie a chave na fechadura. Teste a trava colocando e tirando a chave uma ou duas vezes. Você agora conseguirá fazer isso sem problemas. Gire a chave nas duas direções para ver a fluidez com a qual ela se movimenta.
Deslizar a chave para dentro e para fora da fechadura ajudará a espalhar o grafite dentro do mecanismo, para que o pó chegue onde for mais necessário.
* Repita conforme a necessidade. Se a trava ainda estiver meio dura, aplique mais um pouco de grafite em pó. Teste após cada aplicação. Depois que o grafite se espalhar pelo mecanismo, ele vai começar a remover a sujeira que está prejudicando o movimento, deixando sua porta consertada e funcionando.
* Experimente aplicar um pouco de grafite no fecho das portas mais teimosas. O fecho é a parte do mecanismo que entra e sai da porta quando você gira a fechadura. Lubrificá-lo pode ajudar a soltar o mecanismo da trava.
Caso continue com problemas depois de usar o grafite em pó, chame um chaveiro profissional para dar uma olhada na sua fechadura.
Dicas
* Sempre lave as mãos se sua pele exposta entrar em contato com o WD-40 ou com o grafite em pó.
Mantenha os produtos em um local acessível da casa para que estejam à mão quando as fechaduras começarem a endurecer.
* Procure lubrificar as fechaduras uma vez por ano para mantê-las funcionando da maneira correta, mesmo que elas não estejam duras.
* O problema nem sempre está na fechadura. Inspecione as chaves para ver se estão danificadas ou gastas e faça chaves novas se elas estiverem muito velhas. Chaves com dentes gastos podem ter dificuldades para deslocar os pinos de dentro da fechadura.
* Se a fechadura ainda apresentar problemas depois da aplicação do grafite em pó, provavelmente será necessário desmontá-la e limpá-la à mão, ou substituí-la.
Avisos
Não use muito o grafite em pó. É comum que as pessoas exagerem nesse produto e ele comece a se acumular na fechadura, tornando-a mais difícil de operar.
Tome cuidado para não inalar as partículas de grafite, pois elas podem causar doenças ou infecções.
Evite ferimentos ao usar facas ou tesouras.
O grafite em pó pode fazer sujeira. Lembre-se disso ao usá-lo para consertar uma fechadura emperrada.
O grafite pode ter um leve efeito corrosivo sobre o alumínio galvanizado. Veja se alguma parte da fechadura ou do batente é de alumínio antes de usar o grafite em pó neles.
Marido de Aluguel em Curitiba
Nelson Moraes é “Marido de Aluguel” em Curitiba, com mais de 10 anos de experiência em reparos e manutenção residencial. Especialista em elétrica, hidráulica, montagem de móveis e pequenas reformas, é reconhecido pela eficiência e soluções práticas. Apaixonado pelo que faz, atende com qualidade e atenção ao conforto dos clientes. Nelson também compartilha dicas de manutenção em redes sociais, inspirando o cuidado com o lar.