Materiais necessários:
. Tinta do tipo e da cor escolhidos na quantidade necessária (faça as contas do rendimento)
. Rolo de lã de 23 cm com pelo baixo (5 mm a 12 mm) e antigota para a tinta não escorrer
. Trincha (pincel) de 2 polegadas
. Bandeja para tinta (ou caçamba, que comporta mais tinta)
. Lixa de parede grana 220
. Fita crepe de 50 mm x 50m (grossa)
. Misturador de tinta ou uma ripa quadrada de madeira
. Luvas de borracha
. Papelão, jornais ou lençóis velhos para forrar o chão e os móveis
. Pano de chão ou vassoura de pelo
. Para paredes altas, vale ter escadinha e um extensor de rolo
Antes de tudo
Vista roupas e sapatos velhos – mancha de tinta não sai! Afaste móveis, tire tudo da parede (quadros, cortinas, espelhos de tomada…) e forre o chão e os móveis (fixe com fita crepe). Passe fita crepe ao redor da área que será pintada (rodapé, roda-teto, batentes, juntas de paredes)
Preparando a parede
Verifique se precisa consertar alguma coisa com massa corrida, feche buracos, verifique ixe toda a parede e, com um pano de chão úmido, retire o pozinho que a lixa soltou (ou passe a vassoura de pelo na parede)
Passe fita crepe ao redor da área que será pintada (rodapé, roda-teto, batentes, juntas de paredes)
Misturando a tinta
Abra a tinta e mexa-a bem com o misturador ou a ripa de madeira
Despeje a tinta na bandeja ou caçamba e dilua em água seguindo as instruções da embalagem (em geral, indicam 0,9 litro de água por galão). Mexa bem.
Dica: sobrou tinta? Só guarde se não estiver diluída em água, ok?
Pintando
Usando a trincha, passe a tinta em todo o entorno da área que será pintada (rente à fita crepe). Quanto mais larga essa faixa, menos risco de borrar.Não precisa esperar secar!
Umedeça
Umedeça o rolo com água colocando-o embaixo da torneira e, para tirar o excesso, passe em uma parede que não será pintada até que ele fique quase seco.
Usando o rolo
Mergulhe o rolo na tinta sem encharcá-lo e tire o excesso na própria bandeja ou caçamba. “Se ficar carregado, ele não vai rolar na parede, mas deslizar. E isso é péssimo”, diz a especialista.
Só precisa de um pouco de técnica e paciência
Comece pelo lado esquerdo superior: passe o rolo de cima para baixo, depois de baixo para cima duas vezes, até completar uma faixa na vertical. Faça o mesmo em toda a largura da parede. Deixe secar por quatro horas.
Calma! A primeira demão nunca cobre tudo mesmo!
Segunda demão
Faça de novo o contorno rente à fita crepe com a trincha e passe a segunda demão com o rolo do mesmo modo que a primeira. Se a cobertura ainda não estiver boa, espere secar quatro horas e aplique a terceira demão.
Finalizando
Assim que terminar a última demão e antes que ela seque, retire a fita crepe. Lave o material com água corrente e seque bem antes de guardá-lo para poder usar de novo. Depois que a última demão secar, limpe o chão e ponha tudo no lugar.
Trabalhoso? sim, mas não impossível né?
Marido de Aluguel em Curitiba
Nelson Moraes é “Marido de Aluguel” em Curitiba, com mais de 10 anos de experiência em reparos e manutenção residencial. Especialista em elétrica, hidráulica, montagem de móveis e pequenas reformas, é reconhecido pela eficiência e soluções práticas. Apaixonado pelo que faz, atende com qualidade e atenção ao conforto dos clientes. Nelson também compartilha dicas de manutenção em redes sociais, inspirando o cuidado com o lar.