Veja aqui o passo a passo de como trocar torneira e resolva rapidinho o problema de pinga pinga e desperdício de água na sua casa.
1- Selecione o material correto para executar o trabalho:
Você não precisa ter as ferramentas de um encanador profissional para trocar torneira. Mas algumas ferramentas básicas serão necessárias, como por exemplo, alicate ou uma chave de cano. Outros materiais que você deve ter em mãos:
– Veda rosca.
– Massa adesiva.
– Silicone para vedação.
2- Escolha a torneira correta para instalação:
Caso tenha dúvidas busque informações em uma loja especializada de materiais de construção. Assim que a escolha for feita verifique as instruções do fabricante de como fazer a instalação da torneira.
3- Feche o registro:
É preciso fechar o registro para impedir o fluxo da água. Aproveite para verificar se as mangueiras ou canos que levam a água até a torneira estão em bom estado de conservação. Caso estejam danificados, aproveite o momento para fazer uma manutenção preventiva ou mesmo a troca. Assim, além de trocar torneira, já faz-se a manutenção de tudo que é necessário.
4- Retire a torneira:
Com auxílio de uma ferramenta faça a retirada da torneira que está apresentando problemas. Com cuidado desenrosque a torneira do cano ou da mangueira.
5- Retire as porcas de montagem:
Se a torneira for acoplada direto na pia ou tanque, ela possui porcas de montagem que devem ser retiradas. Elas ficam alojadas debaixo da pia, geralmente são três porcas. Utilize a chave de cano para fazer a retirada.
6- Limpeza:
Faça uma limpeza onde a torneira vai ser instalada, retirando toda a impureza do local, como por exemplo, veda rosca, massa adesiva ou silicone. Utilize uma espátula para remoção, em seguida passe um pano limpo e deixe o local bem seco.
7 -Preparando a torneira:
Pegue a nova torneira e a prepare para instalação. Enrole fita veda rosca em quantidade suficiente em volta da parte rosqueada da torneira onde o cano ou a mangueira vai ser conectada. Na base da torneira, aplique o silicone para vedar o buraco da pia.
8- Instalação da torneira:
Encaixe a torneira no cano ou na mangueira. Gire até que a torneira fique firme. Use a parede como referência para que a torneira fique alinhada. Siga as instruções de instalação do fabricante. Em seguida coloque as porcas de montagem no lugar, lembrando sempre de utilizar a fita veda rosca para evitar os vazamentos.
9- Teste a instalação:
Abra o registro e em seguida a torneira, verifique se não há nenhum tipo de vazamento. Se tudo estiver ok, dê a tarefa por finalizada.
Agora que já aprendeu a trocar torneira, confere o nosso site, lá você encontra mais dicas como essa.
Marido de Aluguel em Curitiba
Nelson Moraes é “Marido de Aluguel” em Curitiba, com mais de 10 anos de experiência em reparos e manutenção residencial. Especialista em elétrica, hidráulica, montagem de móveis e pequenas reformas, é reconhecido pela eficiência e soluções práticas. Apaixonado pelo que faz, atende com qualidade e atenção ao conforto dos clientes. Nelson também compartilha dicas de manutenção em redes sociais, inspirando o cuidado com o lar.