A manutenção limpeza de calhas do telhado é fundamental para evitar problemas graves a longo prazo. Elas permitem coletar a água da chuva e a sujeira que possa acumular-se no telhado.
Com o tempo, a água, a poeira, areia, folhas de árvores, resíduos sólidos e outras sujidades podem ficar retidas nas calhas. Esse acúmulo de sujeira inevitavelmente causa danos sérios no telhado, na estrutura das paredes e também na pintura. Por essas e outras, manter a calha devidamente limpa é fundamental para a conservação da sua casa.
A importância da limpeza de calhas
Higienizar as calhas é, sem dúvida nenhuma, um dos processos mais importantes da manutenção da residência – isso porque, quando a calha está limpa, ela recolhe da maneira correta a água da chuva que escorre sobre o telhado, evitando problemas de infiltração e umidade excessiva.
Passo a passo simples para limpeza de calhas
- Acesse o telhado com o auxílio de uma escada e nunca apoie a escada diretamente na calha, pois ela pode danificar ou até mesmo quebrar. O ideal é contar a ajuda de uma segunda pessoa para segurar a calha enquanto você limpa;
- Remova galhos, folhas e outras sujidades soltas. Elas são mais fáceis de serem removidas! Vale salientar que, se você decidir tirar a sujeira com as mãos, use uma luvas específica. É possível também utilizar uma colher plástica ou pá de jardim para limpar a calha;
- Ponha todos os resíduos sólidos em um saco de lixo, pois isso evita que a calha entupa logo depois da limpeza;
- Bata ao longo da calha levemente a fim de localizar a obstrução. Onde não houver obstrução, a calha emitirá um som agudo. Já quando se chega à obstrução, o som é mais baixo e soa como um baque;
- Utilizando a mangueira, enxágue a calha e confirme se ela não está entupida. Essa etapa serve para desobstruir a calha, remover os resquícios de sujidade e verificar se a água está escoando normalmente.
Dicas extras para limpar calhas com eficiência e segurança
- Não faça a limpeza de calhas em dias de chuva, especialmente em tempestades com ocorrência de raios;
- Antes de subir no telhado, separe tudo o que vai precisar: sacolas, luvas, colheres, pá e mangueira;
- A mangueira de alta pressão é excelente para fazer a limpeza de calhas;
- Use um desentupidor no topo da calha e gire-o de cima para baixo tentando liberar a obstrução;
- Faça a inspeção da calha frequentemente para verificar se já está na hora de fazer a limpeza;
- No caso dos edifícios, a limpeza de calhas deve ser realizada por profissionais.
- Devemos limpá-las pelo menos duas vezes por ano, principalmente na primavera e no outono, diante das previsões de chuvas dessas épocas.
- Evitar que fiquem entupidas com as folhas que caem das árvores.
- Podemos usar uma mangueira para remover qualquer resíduo que possa haver, usando um jato de água mais fino para limpar os restos mais agarrados.
- Para que a calha não fique entupida com as folhas, podemos colocar uma rede em cima dela. Assim, evitaremos possíveis obstruções e economizaremos tempo em termos de manutenção.
- As calhas desgastam-se significativamente devido às variações do tempo. Para pequenas fissuras que possa haver, podemos consertar com fita asfáltica ou betume, enquanto que, se a rachadura for maior, será preciso substituir a peça de calha danificada. O objetivo é impermeabilizá-la ao máximo.
Confere mais dicas úteis em nossa página:http://maridoaluguelcuritiba.com.br
Marido de Aluguel em Curitiba
Nelson Moraes é “Marido de Aluguel” em Curitiba, com mais de 10 anos de experiência em reparos e manutenção residencial. Especialista em elétrica, hidráulica, montagem de móveis e pequenas reformas, é reconhecido pela eficiência e soluções práticas. Apaixonado pelo que faz, atende com qualidade e atenção ao conforto dos clientes. Nelson também compartilha dicas de manutenção em redes sociais, inspirando o cuidado com o lar.