Trocar fechadura de casa é algo que muitas vezes se torna necessário. A tarefa é simples e só leva alguns minutos, e pode lhe trazer muito mais tranquilidade. Abaixo vamos mostrar passo a passo como trocar fechaduras.
1 Removendo a fechadura da porta
Veja qual a marca da sua fechadura. Essa informação costuma estar impressa na testa (cobertura frontal da fechadura que é presa à lateral da porta), mas também pode ser encontrada na chave, caso a peça tenha sido pintada ou for o que sobrou de uma maçaneta antiga. Você não precisará de uma substituta exata da peça antiga, mas saber a marca, o tipo, o recuo e as características dela vai ajudar a garantir que a nova fechadura se encaixe, funcione e se pareça com a que foi tirado.
Trocar fechadura por outra da mesma marca e estilo básico, você evita ter de fazer modificações à porta em si.
2 Meça o tamanho da fechadura.
É comum que os conjuntos para portas de entrada sejam maiores do que os de portas internas, e saber o tamanho necessário com antecedência vai poupar a dor de cabeça mais tarde.
Meça da saída do trinco, na lateral da porta, até a metade da maçaneta ou da fechadura de segurança. A maioria dos miolos ou máquinas de fechadura modernos mede 6 ou 6,5 cm de diâmetro.
A tranca na maior parte dos miolos novos pode ser ajustada para os dois tamanhos, mas tenha certeza antes de sair da loja para não precisar voltar e trocar.
As máquinas mais velhas podem variar no tamanho, mas costumam ser menores e exigirem mais trabalho com a madeira. Procure por um modelo “novo” nas lojas de antiguidades caso tenha esse tipo de fechadura.
3 Tire a maçaneta interna (se possível)
Solte os parafusos que prendem a peça no lugar e ela deverá sair facilmente, deixando apenas a cobertura decorativa, chamada de espelho. Caso não consiga acessar os parafusos antes de tirar o espelho, remova-o primeiro e depois tire a maçaneta.
4 Tire o espelho interno.
Os parafusos dele podem ou não ficar visíveis depois que você remover a maçaneta. Se ficarem, é só tirá-los e deixá-los de lado. Caso não fiquem visíveis, procure por um buraco na borda onde às vezes há um parafuso sextavado escondido. Se não houver nenhum buraco ou parafuso oculto, a placa está apenas encaixada no lugar. Use uma chave de fenda chata para retirá-la, expondo o mecanismo de trava.
5 Desmonte as partes da fechadura soltando os dois parafusos internos.
Retire os parafusos que prendem a parte de dentro da fechadura à metade externa. Eles ficam na metade interna da maçaneta. Após tirar os dois parafusos, puxe cada metade da maçaneta para fora da porta.
Não deixe a porta fechar. Caso contrário, você precisará recolocar a metade mais longa da maçaneta ou usar uma chave de fenda ou faca de manteiga para abri-la.
6 Remova a tranca.
Tire os dois parafusos da testa, na lateral da porta. Remova também a contra testa no batente.
Se a nova fechadura for da mesma marca e modelo da antiga, você pode ficar com as placas existentes. Segure as novas contra as antigas e compare: se forem iguais, é melhor deixar as mais velhas, se possível. Remover e substituir parafusos tende a enfraquecê-los.
Caso não consiga fazer os parafusos novos se prenderem, talvez você precise enfiar uma lasca ou duas de madeira no buraco deles e cortá-las na altura da borda da porta. Você pode usar palitos de dente para isso.
Uma alternativa é comprar parafusos mais longos, mas veja se as cabeças deles são idênticas às dos que foram fornecidas pelo fabricante, ou eles podem não se encaixar direito e causar problemas.
Instalando a fechadura nova
1 Instale a tranca.
Remova os recessos desnecessários dela usando um cinzel para que se encaixe direito e coloque a peça nova no recesso. Se ela ficar bem encaixada no espaço, não se preocupe em colocar os parafusos até que as partes restantes tenham sido instaladas.
Caso a nova tranca não se encaixe bem no espaço, coloque os parafusos nela e aperte-os.
2 Instale o novo cilindro.
Instale o novo cilindro, deixando a parte com a entrada para a chave voltada para fora. Deslize as partes externas dele para dentro do buraco, passando pela máquina. Mantendo-as paralelas ao chão, insira o conjunto interno, deslizando-o para dentro do espelho da parte externa da fechadura. Ponha os parafusos e aperte-os.
Veja se a contra testa se alinha com a nova fechadura. Em caso negativo, é melhor trocar a contra testa.
3 Teste o funcionamento.
Teste o funcionamento da tranca e do cilindro usando a chave. Faça-o com a porta aberta para que você não fique trancado para fora de casa se algo der errado.
4 Aperte os parafusos restantes e verifique a acessibilidade.
Aperte os parafusos restantes e verifique a acessibilidade. A nova fechadura deve se abrir e fechar com facilidade.
Veja se o mecanismo está funcionando direito. Coloque a chave na fechadura e gire. Veja se o movimento é fluido e se a peça está centralizada.
Dicas:
Alguns itens que se observados farão com que precise trocar fechaduras com menos frequencia:
Use lubrificante de grafite nas fechaduras para não precisar trocá-las com tanta frequência. Aplique o produto dentro da fechadura e no local onde você insere a chave. Uma maneira fácil de passar o grafite é riscando a chave com um lápis.
O preço de uma fechadura nova varia bastante, entre R$ 60,00 e R$ 350,00 dependendo do local de instalação, do tipo de fechadura, do material e da marca.
Você também pode alternar entre uma fechadura de passagem (sem função de tranca), uma fechadura tubular com botão (que só funciona de dentro e se abre quando a maçaneta interna é girada), e uma fechadura tubular com chave.
Uma fechadura com ferrolho pode ser trocada por uma com entradas para a chave dos dois lados. Embora o ferrolho possa parecer mais conveniente, se tiver uma janela grande na porta, você pode querer ter espaço para a chave dos dois lados.
Aprenda a trocar a chave da fechadura. Isso evita que você jogue fora várias fechaduras boas que ainda podem ser consertadas, e assim você também tem a opção de usar uma chave para todas as portas de entrada. Alguns fabricantes de trancas oferecem conjuntos, o que torna o processo mais fácil do que fazer sozinho.
Importante saber antes e depois de trocar fechadura:
Se tiver uma fechadura de segurança com chave por dentro e por fora, deixe uma chave à mão em caso de emergência. Ela deve ser fácil de achar em caso de incêndio, e todos os moradores da casa precisam saber onde ela fica. Você pode colá-la a um extintor de incêndio ou a uma lanterna de emergência. Não tire essa chave de casa em nenhuma circunstância.
Essa chave também deve ser original, não uma cópia. Quantas vezes você já teve de remexer uma cópia malfeita para conseguir abrir a fechadura? Agora imagine essa mesma situação em um local cheio de fumaça e fogo. Mantenha uma chave separada para cada porta desse tipo, mesmo que elas usem a mesma chave.
Confira mais dicas em nossa página.
Marido de Aluguel em Curitiba
Nelson Moraes é “Marido de Aluguel” em Curitiba, com mais de 10 anos de experiência em reparos e manutenção residencial. Especialista em elétrica, hidráulica, montagem de móveis e pequenas reformas, é reconhecido pela eficiência e soluções práticas. Apaixonado pelo que faz, atende com qualidade e atenção ao conforto dos clientes. Nelson também compartilha dicas de manutenção em redes sociais, inspirando o cuidado com o lar.