O mofo e o bolor são tipos diferentes de fungos considerados o terror de algumas casas. Normalmente, eles se desenvolvem em ambientes quentes, úmidos, que não possuem circulação de ar e que recebe pouca luz solar. Uma outra forma dos fungos se propagarem numa parede é como consequência de uma infiltração ou vazamento do encanamento da residência ou do exterior dela. A tubulação do ar condicionado, por exemplo, também pode gerar muita umidade na parede, se não for isolada da maneira correta. O mofo é um problema que pode aparecer em muitas casas, por isso, saber como tirar mofo da parede é importante.
Primeiramente, é importante deixar claro que dependendo da origem do fungo, pode ser necessário a ajuda de um profissional capacitado. Se o mofo estiver localizado em um local exclusivamente e não for consequência de um vazamento ou infiltração, siga as dicas abaixo de como tirar mofo da parede com uma solução caseira.
Veja abaixo um passo a passo simples de como tirar mofo da parede:
Materiais necessários:
- água sanitária,
- um balde com água,
- luvas de borracha,
- óculos de proteção,
- máscara,
- escova de cerdas duras,
- um pano úmido
Passo a passo:
- Abra bem as janelas para deixar a luz e ventilação entrar
- Coloque óculos para proteção, luvas e máscara, antes preparar e aplicar a mistura
- Misture no balde a proporção de 1/3 de água sanitária para uma parte de água.
- A quantidade total dependerá do tamanho que o mofo está ocupando na parede.
- Com a escova, espalhe e esfregue a solução na parede com o mofo
- Posteriormente, enxágue com um pano úmido
Dica: Outra opção válida é adquirir produtos específicos para a limpeza de mofo e bolor. Geralmente, são produtos mais fortes e por isso é importante manter os cuidados de proteção da pele e olhos. Evite misturar produtos de limpeza, pois há o risco de surgir reações químicas inesperadas.
Tirar o mofo da parede é importante para não danificar objetos também.
Caso as manchas do mofo e bolor danificarem muito a parede, talvez seja necessário realizar uma pintura. Se o bolor for em decorrência de uma infiltração e o problema já for solucionado, vale lixar a parede antes de realizar a pintura. Para ambientes muito úmidos, pode ser interessante o uso de uma tinta acrílica ou lavável.
Dica: Se o bolor ou o mofo retornar com frequência e rapidamente, considere consultar um especialista para analisar a situação.
Como evitar que o mofo volte:
Depois de retirar todo o mofo da parede, é imprescindível que você evite que ele volte. Como o mofo se desenvolve melhor com o calor e umidade, elimine esses fatores do ambiente. Segue abaixo algumas opções para manter o ambiente sem mofo e bolor:
- Utilize um desumidificador elétrico de ambientes
- Deixe janelas e cortinas abertas sempre que possível
- Não guarde objetos e móveis úmidos ou molhados
- Pinte o ambiente com tinta antimofo
- Utilize bons revestimentos para as parede, chão e teto
- Invista em métodos de impermeabilização de qualidade
- Caso seja necessário, contrate um especialista para consertar vazamentos e infiltrações
Problemas causados pelo mofo
É importante salientar que o mofo pode desencadear alergias e a rinite, agravar a asma, causar tosse seca, dores de cabeça e transmitir bactérias que podem levar a infecções. Em casos mais graves, ambientes com bolor podem ser um gatilho para princípio de pneumonia.
Alergias tópicas podem aparecer na pele e problemas oculares, como coceiras e irritações, também podem ser agravados pela exposição contínua ao bolor e ao mofo.
Pessoas mais vulneráveis como idosos, bebês, crianças, grávidas e doentes, podem sofrer mais com a exposição ao bolor. Por isso, cuide da sua casa constantemente, para manter sua família sempre protegida.
Confira mais dicas na nossa página.